Verdadeiro ou falso sobre perdas urina na cama

Pais experientes
ago 27, 2020

Para muitas famílias em todo o mundo, perdas de urina na cama é um tabu. Mas, para bem do seu filho, encorajamo-lo a falar aberta e livremente sobre o assunto. Nenhuma criança faz chichi na cama de propósito. Para a maioria das crianças, esta fase é uma parte normal do crescimento e algo que elas simplesmente não conseguem controlar. Ainda assim, fazer chichi na cama está associado a muitos mitos diferentes. Vamos ver mais de perto e ver se conseguimos desmistificar alguns destes.

As crianças molham a cama à noite porque têm o sono pesado

Falso: Não há ciência que indique que as crianças que molham a cama durmam de forma anormalmente pesada. Os estudos compararam dois grupos de crianças. Um grupo que fez chichi na cama e outro grupo sem problemas de chichi na cama. Os estudos não mostraram diferenças entre os dois grupos, e nenhuma das crianças acordou quando a sua bexiga se encheu durante a noite.

Fazer chichi na cama é hereditário

Verdade: fazer chichi na cama é hereditário, por isso se teve perdas de urina na cama durante a sua infância, o seu filho tem 5-7 vezes mais riscos de lhe acontecer o mesmo.

As crianças que fazem chichi na cama devem ter problemas mentaiso

Falso: As crianças que molham a cama não diferem psicologicamente das outras crianças. As causas de molhar a cama podem ser muitas, mas o problema desaparece frequentemente com a idade ou assim que a criança é tratada com sucesso.

As crianças que molham a cama parecem não se importar e fazem-no de propósito

Falso: Nada poderia estar mais longe da verdade. Nenhuma criança gosta de acordar numa cama encharcada em urina, e nenhuma criança molha a sua cama de propósito. Pode haver várias causas subjacentes a fazer chichi na cama. Estas devem ser identificadas para que a criança possa desfrutar de uma noite de sono confortável e segura.

Quase todas as crianças vão ultrapassar a idade de fazer chichi na cama

Verdadeiro: 90% de todas as crianças já não fazem chichi na cama quando fazem sete anos. E não entre em pânico se demorar mais tempo para o seu filho. Apenas cerca de 1-2% ainda molham a cama quando atingem a puberdade.

As crianças molham a cama devido a uma má educação parental

Falso: Embora fazer chichi na cama possa ser frustrante, a culpa não é de ninguém. Nem a criança nem os pais se devem sentir culpados por fazer chichi na cama.

As crianças que usam fraldas noturnas demoram mais tempo a controlar a micção à noite.

Falso: Não há provas disso. Se as fraldas de noite estiverem secas algumas noites seguidas, tente encorajar o seu filho a dormir sem as fraldas de noite. As fraldas noturnas destinam-se apenas como um produto protetor até a criança conseguir controlar a micção noturna por si própria.

Fazer chichi na cama pode estar ligado à dieta do meu filho?

Verdade: se a sua criança não beber o suficiente durante o dia e não comer fibras alimentares suficientes, a criança pode ficar com prisão de ventre, o que aumenta o risco de fazer chichi na cama.

Sabia que?

  • Fazer chichi na cama é normal e afeta milhões de crianças em todo o mundo. Estima-se que cerca de 1-2 crianças em cada primeiro ano na escola primária molhem a cama à noite.
  • A maioria das crianças será capaz de controlar a sua bexiga à noite quando têm entre 3-5 anos de idade. Cerca de 25% das crianças de 4 anos de idade molham frequentemente a cama à noite.
  • 20% das crianças de 5 anos de idade molham a cama à noite.
  • 10% de todas as crianças de 7 anos de idade molham a cama mais de 3 vezes por semana.
  • Mais rapazes do que raparigas têm problemas em fazer chichi na cama.