Qual é a altura perfeita para começar uma família?

Futuros papás
mar 09, 2020

Como saber quando é o momento perfeito para começar uma família? Ou tem o bebé número 2, 3, 4, ou uma equipa de futebol?

Sabe bem quando se tem um sonho que se pode transformar num plano e, eventualmente, numa realidade. Os humanos são programados com uma capacidade de planear com antecedência. Vista de um ponto de vista evolutivo, é uma habilidade bastante útil - ajudou-nos a prevenir acidentes, armazenar as nossas colheitas para sobreviver aos Invernos, atingir objetivos, dar prioridade ao que é importante para nós, e melhorar o nível de vida. O tempo é tudo.

No entanto, quando se trata de crianças, o timing é um pouco diferente. Pode-se planear quando se quer tentar engravidar, mas o nosso corpo vem sem garantias nesse departamento. Alguns têm sorte na sua primeira tentativa, outros levam anos a ser bem-sucedidos. Pode ter de esperar que esse momento perfeito chegue, mas também pode não estar nas suas mãos. Isto é realmente uma preparação útil para o que vos espera como pais!

Uma vez que tenham os vossos filhos, podem planear tudo o que quiserem. Pode pesquisar e planear o que quer fazer com os horários das refeições, rotinas de sono, roupas, a sua carreira, férias. Mas estes são seres vivos com que está a lidar. Quase definitivamente não estarão alinhados com os seus planos bem pensados.

Nenhum pai pode fugir aos inevitáveis incómodos, aos dias de baixa por doença, a deixar o cão sair acidentalmente, a recusar-se a sair de casa sem usar o seu calção preferido quando está um gelo lá fora, ou a sair da sala de estar ou da cozinha que parece um estaleiro de construção depois de ter virado as costas por uma fração de segundo. Pode haver alturas em que se pergunte se isto faz parte de uma conspiração para o expulsar.

Mas depois há também os momentos surpreendentemente engraçados e comoventes que o apanham completamente desprevenido. Quando o seu filho o surpreende com os bolos invisíveis que ele fez e insiste que os sinta que os coma, mesmo que estivesse à espera de conseguir fazer algum trabalho. Quando eles trazem para casa um ramo de dentes-de-leão (que deixam manchas por toda a roupa = mais roupa suja), porque queriam que tivesses flores bonitas. Ao construir a nova garagem leva quatro vezes mais tempo do que pensava, porque o seu filho quer ajudar e aprender a usar um martelo e pregos. Quando pensa que está tudo pronto para jantar, mas acaba por cozinhar uma porção extra para os seus amigos, quer reais quer imaginários. Não se pode planear para estas coisas - elas simplesmente acontecem.

Portanto, não, o timing não é tudo. Haverá milhares de momentos não planeados que o deixarão perplexo, frustrado, risonho, cheio de amor, sentindo-se indefeso, orgulhoso, e espantado por ter criado esta criança louca que pode acabar por lhe ensinar tanto sobre o mundo como você pode ensiná-los.

O seu futuro filho irá amá-lo, não importa o que se passa na sua vida. Eles realmente não se importarão se é o momento perfeito da sua carreira, se tem a casa perfeita ou a vida perfeita. Terão orgulho em si, vão revoltar-se contra ti, e tornar-se-ão seres humanos completos, seja como for. Assim, quer os seus filhos cheguem como previsto ou como uma surpresa inesperada, há milhões de maneiras de fazer com que seja a altura perfeita. Não se preocupem. Vai correr bem!