Pele de bebé saudável - tudo o que precisa de saber

Novos pais
fev 19, 2021

A nossa pele muda ao longo da vida, logo a partir do momento em que nascemos. Os bebés começam a vida a flutuar em líquido amniótico no útero da mãe. Quando nascem, a sua pele tem de se reajustar rapidamente a um ambiente novo e mais seco. Reunimos alguns dos factos mais importantes a saber sobre a pele do seu bebé, para poder cuidar dela todos os dias.

Uma das coisas mais importantes a saber sobre a pele do bebé é o facto de esta ser diferente da pele adulta e, por conseguinte, dever ser cuidada adequadamente. Tem um pH diferente da pele adulta, é mais fina, precisa de mais hidratação e, em geral, é um pouco mais vulnerável e exposta ao ambiente em que vivemos, podendo assim ficar seca ou áspera. A suavidade da pele de bebé pode depender de quando o bebé nasceu. Os bebés prematuros têm muita vernix caseosa na pele quando nascem, em comparação com os bebés nascidos na 41.ª/42.ª semana, cuja pele fica seca com mais facilidade. Mesmo que a pele do bebé se adapte rapidamente ao ambiente que a rodeia, algumas funções, como a barreira da pele, apenas se desenvolverão quando o bebé tiver alguns meses de idade.

Por isso, a pele de um recém-nascido pode ser muito mais propensa a condições como erupção cutânea provocada pela fralda, ou outros tipos de infeções de pele. Provavelmente à medida que vai crescendo, o seu bebé irá experienciar outros problemas de pele. Na sua grande maioria, estas condições são normais, mas algumas podem ser dolorosas ou provocar irritação, por isso é necessário um maior cuidado. Continue a ler para saber mais sobre alguns dos problemas de pele mais comuns nos bebés.

Pele seca

Nos primeiros dias após o nascimento do bebé, a pele pode começar a descamar, sendo que a gravidade do problema depende da altura do parto. O aspeto pode não ser agradável, mas não se preocupe, é perfeitamente normal e faz parte da adaptação de ter vivido suspenso num líquido durante nove meses. Muitas vezes, este tipo de descamação ocorre nas mãos, pulsos, pés, plantas do pé e tornozelos. Este problema resolve-se por si próprio e geralmente não requer cuidados extra. No entanto, pode aplicar um pouco de óleo de bebé nas áreas expostas para suavizar a pele e atenuar a descamação.

Se a secura não desaparecer passado algumas semanas, a pele do seu bebé pode ser mais sensível e necessitar de cuidados adicionais. Certifique-se de que mantém a pele hidratada e utilize apenas produtos de bebé menos agressivos concebidos para a pele sensível do bebé. Em caso de dúvida, ou se o estado da pele do seu bebé piorar, contacte sempre o médico de família para se certificar de que o bebé não sofre de eczema ou de outro problema que requeira tratamento médico.

Eczema

Eczema é um termo que abrange vários problemas de pele. Esta pode ficar vermelha, inflamada ou com prurido. O tipo mais comum que afeta as crianças é a dermatite atópica, um problema de pele crónico sem cura conhecida. Felizmente, muitos bebés deixam de ter este problema com o crescimento. Se o seu filho tem eczema, existem diferentes tipos de tratamentos que podem ajudar a acalmar a pele e a aliviar os sintomas.

De acordo com a nationaleczema.org, tratar a maioria dos tipos de eczema implica:

  • Saber o que provoca o eczema do bebé para evitar a exposição
  • Dar ao seu bebé um banho diário a uma temperatura não superior a 37 graus (um banho muito quente pode secar a pele) e hidratar a pele, para reter a hidratação e proteger a pele
  • Lembre-se de que, se o seu médico receitar medicamentos ou outros tratamentos contra o eczema, é fundamental seguir o tratamento do médico para aliviar os sintomas

Se o seu filho tiver eczema, tente impedir que este se coce, pois isso vai piorar o eczema e o prurido. Para evitar arranhões, pode tentar:

  • Cortar as unhas do seu filho sempre que possível
  • Colocar luvas ou meias nas mãos do seu filho.
  • Distrair o seu filho lendo um livro ou brincando com ele.

Também é recomendável evitar roupa de lã. A lã é um material fantástico para regular a temperatura corporal do bebé e mantê-lo aquecido, mas pode irritar a pele e provocar prurido e outros sintomas do eczema que se devem manter a um nível mínimo, especialmente à noite. Prefira roupas feitas de algodão.

Se suspeitar que o seu filho pode ter eczema (pode ser difícil ter a certeza sem ajuda), consulte sempre o seu médico para que lhe seja diagnosticada a doença e obtenha conselhos sobre um possível tratamento e cuidados com a pele do bebé.

Leia mais sobre o tratamento do eczema aqui e siga sempre os conselhos do seu médico.

Candidíase

Os recém-nascidos e as crianças podem ter diferentes formas de candidíase nas dobras da pele. A candidíase pode ocorrer nas axilas, no pescoço e na área das fraldas; surge como zonas vermelhas com descamação e pequenos altos com pus ao redor. Este tipo de erupção cutânea pode ser muito desconfortável para o bebé.

Uma fralda húmida é um local de reprodução perfeito para a candidíase. Por isso, certifique-se de que utiliza uma fralda para bebé com uma camada superior seca e uma boa absorção rápida, além de mudar atempadamente a fralda. A candidíase na área da fralda pode facilmente ser confundida com uma assadura de fralda, mas alguns indicadores podem revelar se o bebé sofre de uma assadura ou candidíase:

  • Se uma assadura de fralda durar mais de três dias, é provavelmente candidíase
  • Uma assadura de fralda manifesta-se com áreas ou manchas vermelhas lisas
  • A candidíase surge como vários altos vermelhos que se espalham uns pelos outros

A candidíase não passa por si só, mas geralmente é tratada com uma pomada antifúngica que é aplicada diretamente na área infetada, e a infeção costuma acabar no prazo de duas semanas.

A infame assadura de fralda

Uma assadura de fralda tem aspeto semelhante a uma candidíase, mas é o resultado de um ambiente demasiado húmido e quente na fralda do seu bebé. A assadura ocorre quando a pele sensível do seu bebé entra em contacto com a urina e as fezes durante demasiado tempo. Uma assadura como esta pode ficar muito irritada e o melhor é tentar evitá-la ou tratá-la assim que a descobrir. Leia mais sobre assaduras, tratamento e prevenção neste blogue.

Crosta láctea

Um dos problemas de pele mais "estranhos" com que se pode deparar no recém-nascido é a crosta láctea. Trata-se de uma erupção oleosa amarela que ocorre em áreas do corpo com muitas glândulas segregadoras de gordura, como no couro cabeludo do seu bebé, mas também pode ser vista no contorno do couro cabeludo, no nariz ou até nas costas.

É inofensiva, mas às vezes é preciso tratá-la para evitar que se espalhe para as sobrancelhas e rosto do seu bebé e a pele fique irritada. E como pode fazê-lo?

Confira estas sugestões para tratar da crosta láctea:

  1. Aplique um óleo de bebé suave, como Óleo de Banho Bambo Natura, nas áreas afetadas do couro cabeludo do bebé antes de dormir. Massaje o óleo no cabelo e deixe-o atuar durante a noite.
  2. Na manhã seguinte, use uma escova de bebé macia ou uma escova de dentes e escove cuidadosamente o couro cabeludo do seu bebé. Desta forma, irá soltar suavemente os flocos descamados.
  3. IMPORTANTE: não exagere na escovagem. O couro cabeludo do bebé é sensível e pode rapidamente ficar vermelho ou irritado.
  4. Por último, dê ao seu bebé um bom banho quente de aproximadamente 37 graus e lave o cabelo com um champô suave como Gel de corpo e cabelo Bambo Nature para tirar o óleo e os flocos do cabelo

AVISO: antes de utilizar qualquer tipo de óleo de bebé no couro cabeludo da criança durante a noite para tratar a crosta láctea, teste sempre o óleo na pele da criança para averiguar possíveis reações cutâneas. Algumas crianças têm uma pele muito sensível que pode ficar irritada até com os produtos mais sensíveis. 

Brotoeja

A brotoeja é uma erupção cutânea que aparece quando a pele do seu bebé fica demasiado quente e transpira. Ocorre frequentemente em áreas com fricção, na barriga ou nas costas, onde as roupas se esfregam contra a pele, ou em dobras da pele como a dobra do pescoço, cotovelos, joelhos, axilas e no lado interior da coxa.

Para evitar a brotoeja, certifique-se de que o seu bebé não está vestido com roupas muito quentes, as roupas não estão muito apertadas e evite roupas pesadas que não permitam que a pele respire. Em vez disso, escolha tecidos leves, macios e de algodão. Se o seu bebé for "calorento" (alguns são mais que outros), certifique-se de que o quarto onde o seu bebé dorme é fresco. Será mais confortável para o seu filho e minimizará o risco de brotoeja. O melhor tratamento para a brotoeja é lavar cuidadosamente a pele com produtos suaves e depois hidratar a pele com uma loção corporal nutritiva para proteger a pele. A brotoeja desaparece frequentemente sozinha, mas consulte o seu médico se não desaparecer, se o seu bebé estiver doente ou tiver febre.

Bons conselhos para uma pele de bebé saudável

Conhecer a pele do seu bebé e também conhecer um pouco sobre diferentes erupções cutâneas e problemas de pele permitir-lhe-á cuidar da pele do seu bebé e mantê-la sempre saudável. Seguem-se algumas das nossas melhores sugestões:

Escolha a fralda e os produtos de cuidados de pele adequados

Imagine se tivesse de usar uma fralda 24 horas por dia, 7 dias por semana? Tem de ser uma da melhor qualidade, certo? Existem fraldas descartáveis de todas as formas e tamanhos e todas têm características e composições diferentes. Ao escolher uma fralda para o recém-nascido, tente encontrar uma que seja respirável e inócua para a pele e que absorva a urina rapidamente. Uma fralda respirável ajudará a minimizar o risco de erupções cutâneas desagradáveis, uma vez que a temperatura entre a pele do bebé e a fralda não se tornará demasiado quente, mais frágil e, portanto, mais exposta a urina e fezes. Outros fatores, como mudar regularmente a fralda do bebé, também podem ajudar a minimizar a ocorrência de erupções cutâneas. Manter a pele seca é fundamental para prevenir erupções cutâneas.

Os produtos que utiliza para cuidar da pele do bebé também têm efeitos na pela dele. Ao comprar produtos para a pele do bebé, procure produtos naturais e certificados sem perfume e cor, especificamente concebidos para uma pele sensível. E como nunca se sabe como a pele do bebé vai reagir a diferentes produtos, mesmo aqueles concebidos para bebés, use sempre o bom senso e tente aplicar uma pequena quantidade na pele para ver como esta reage.

Rotinas de cuidados para uma pele de bebé saudável

Mudança de fraldas

  1. Mude a fralda com frequência. Escolha uma fralda com um indicador de humidade que lhe indicará a altura em que é necessário mudar.
  2. Mude imediatamente a fralda do bebé se esta estiver muito molhada ou se o bebé tiver feito cocó.
  3. Limpe suavemente a pele do bebé. Utilize uma toalha macia ou toalhetes para pele sensível. Se utilizar sabão, escolha um tipo suave e inócuo para a pele, com o valor de pH certo, e sem perfume e cor. Enxagúe completamente o sabão.
  4. Dê palmadinhas suaves para secar a pele ou deixe a pele secar ao ar.
  5. Use uma barreira ou creme calmante na área da fralda regularmente para manter a barreira da pele e ajudar a proteger a mesma contra urina e fezes.
  6. Use fraldas macias, inócuas para a pele e respiráveis.
  7. Coloque a fralda corretamente: nem demasiado apertada, nem muito solta.
  8. Tire a fralda algumas vezes ao dia e deixe o rabinho do bebé secar ao ar. Esta é uma forma natural e suave de secar a pele do bebé. Para evitar acidentes, coloque o bebé sobre uma toalha macia, um tapete de mudança de fralda ou tapete de cama absorvente e descartável.

Hora do banho

A menos que esteja sujo, não há necessidade de dar banho ao seu filho todos os dias. Isto pode secar e irritar a pele. Para crianças com eczema, um banho diário seguido de uma loção hidratante pode, no entanto, ter um efeito positivo nos sintomas.

Para recém-nascidos e crianças mais pequenas, usar um óleo de banho nutritivo na água do banho pode ser uma maneira suave de dar à sua pele a hidratação de que necessita. Adicione 2-3 gotas de óleo de bebé em água morna e dê-lhe banho durante 5-10 minutos. Verifique com o cotovelo se a água tem a temperatura certa (aproximadamente 37 graus) e certifique-se de que a criança está apoiada, seja através do seu braço ou de uma cadeira de banho. O bebé deve estar sempre confortável e quente, o que fará com que o banho seja agradável e relaxante para ambos. Sugestão: tente evitar usar demasiado óleo, pois isto pode tornar a banheira muito escorregadia.

Quando o seu filho crescer, vai gostar de se divertir na banheira com diferentes brinquedos de banho. Sugestão: tente utilizar um champô sensível, que não cause lágrimas, como o nosso Gel de corpo e cabelo Bambo Nature. Este champô suave "tudo-em-um" não vai causar ardor nos olhos, tornando o banho mais divertido. Termine com uma massagem agradável e relaxante com uma loção corporal nutritiva. O seu filho vai adorar!
LEMBRE-SE: nunca deixe o seu bebé ou criança sem vigilância durante os banhos.

A pele de bebé e o tempo

Tal como a pele adulta, a pele do bebé também é afetada pelo clima, ou até mais ainda. Durante o verão, o risco de brotoeja e assadura de fralda torna-se ainda maior, uma vez que o seu bebé pode estar com roupa demasiado quente, muito ativo ou a área das fraldas simplesmente torna-se demasiado quente. Esteja atento à exposição solar, à roupa do seu bebé, à ingestão de líquidos e tente deixar o rabinho do bebé sem fraldas o máximo possível para o deixar secar. Para um rabinho saudável, nada melhor que o ar fresco.

No inverno, a pele do bebé precisa de hidratação extra. O tempo frio pode ser especialmente difícil para as bochechas gordinhas de bebé e deixá-las vermelhas, secas e frias. Por isso, certifique-se de que aplica uma camada espessa ou um creme calmante nas bochechas do bebé antes de sair, ou de acordo com a necessidade.

Publicações relacionadas com o blogue