O que é enurese noturna e como é tratada?

Nenhuma criança gosta de acordar numa cama molhada. No entanto, a enurese noturna é um cenário normal para muitas famílias em todo o mundo. Como pais, queremos ajudar os nossos filhos a deixar de utilizar as fraldas o mais rapidamente possível, mas quando demora mais do que é esperado, o resultado pode ser desespero e frustração.

Enurese noturna

A maioria das crianças consegue controlar a micção diurnal aos três anos de idade, mas geralmente leva um pouco mais de tempo para obter o controle da bexiga durante a noite. Se o seu filho tem mais de cinco anos e tem perdas de urina durante a noite, os médicos chama enurese noturna. Enurese noturna significa “micção noturna involuntária”, também conhecida por perda de urina noturna. A enurese e uma condição muito comum que afeta crianças em todo o mundo.

A enurese pode ser dividida em duas categorias; primária e secundária. As crianças da categoria primária nunca ficam secas durante a noite, enquanto as crianças da categoria secundária têm episódios de micção involuntária. Frequentemente, a criança não tem um episódio durante meses, de repente, começa a ter perdas de urina novamente.

Causas de enurese noturna

A capacidade de controlar a bexiga varia de criança para criança, mas se o seu filho tem mais de 5 anos e ainda tem perdas de urina na cama durante a noite, provavelmente significa que ele/ ela ainda não desenvolveu as capacidades necessárias para reter a urina durante o período de descanso. Normalmente, o hormônio ADH diz aos rins que a produção de urina deve ser reduzida durante a noite. Algumas crianças não produzem o volume suficiente desse hormônio, o que significa que os seus rins continuam a produzir urina na mesma taxa que durante o dia. Essa pode ser uma das razões para as perdas de urina na cama. À medida que o seu filho se vai desenvolvendo, vai produzindo gradualmente mais quantidade desse hormônio, fazendo com que a enurese se torne menos frequente e, eventualmente, pare totalmente. A enurese também pode ser causada por stress psicossocial ou por outras causas físicas, um distúrbio metabólico como a diabetes, pressão externa na bexiga causada por prisão de ventre ou infeção do trato urinário.

Não importa a causa, não há necessidade de se preocupar. Cada criança tem uma velocidade de desenvolvimento diferente e um ritmo próprio. Seja paciente, apoie e ajude o seu filho a ficar seco e confortável durante a noite.

Como é tratada a enurese noturna?

A maioria das crianças vai superar a enurese noturna sem precisar de qualquer tipo de tratamento. Como pais, pode ser difícil determinar se é ou não necessário tratamento especifico. Em caso de necessidade de tratamento, o método dependerá sempre da causa subjacente da enurese noturna. Por isso é fundamenta que o seu filho seja examinado por um medico, que em junto com os pais, decidirá em primeiro lugar se é necessário tratamento, e se sim, qual a melhor opção de tratamento para o seu filho.

Métodos de tratamento

Os métodos de tratamento mais comuns para enurese noturna são: a utilização de um alarme contra enurese noturna ou tratamento médico. O alarme de perda de urina é um tipo especial de alarme que acorda instantaneamente o seu filho quando ele tem uma perda de urina na cama. Quando o sono do seu filho é interrompido, o cérebro é forçado a controlar a bexiga e, assim, evita mais episódios. Este método é muito eficaz, mas só funciona corretamente se o seu filho estiver pronto e motivado para experimentar o dispositivo de alarme. A outra opção de tratamento é através da prescrição médica de um medicamento chamado acetato de desmopressina (DDAVP). O DDAVP é feito a partir do hormônio "vasopressina" e atua diminuindo o volume de urina à noite. Um comprimido com DDAVP é administrado uma hora antes de deitar por um período mais curto.

Quando atuar?

O tratamento geralmente é iniciado antes da criança entrar na escola. Por volta dessa idade, o seu filho atinge a maturidade suficiente e motivação para que o tratamento seja um sucesso. O aumento da autoestima e do bem-estar da criança são sinais claros de que o tratamento está a funcionar.

Aconselhamos sempre que contacte o seu medico de família se o seu filho tiver perdas de urina durante a noite. O médico fará o diagnóstico e dará conselhos sobre as diferentes caudas e possibilidades de tratamento.

Leia mais sobre qual a melhor forma de apoiar o seu filho neste blog e conheça aqui as nossas Fraldas Bambo Dreamy Night Pants, para maior conforto e noites seca.

FAQ sobre enurese noturna

Fraldas para Noite Bambo Dreamy