Como escolher o tamanho de fralda certo para o seu bebé?

Novos pais
mar 01, 2022

Foi mãe ou pai pela primeira vez, ou já tem experiência de parentalidade? De qualquer das formas, encontrar a fralda do tamanho certo para o seu bebé para evitar fugas pode, por vezes, parecer uma tarefa impossível. Leia os nossos conselhos sobre como encontrar o ajuste perfeito - desde recém-nascidos até crianças em fase de treino de desfralde.

Escolher o tamanho certo da fralda pode ajudar a evitar fugas e irritação da pele, e pode parecer muito mais fácil do que na verdade é. Todos os bebés são diferentes – se o seu filho se situa entre dois tamanhos, opte pelo tamanho mais pequeno se o seu filho for alto e magro, e pelo tamanho maior se o seu filho for baixo e robusto.

Antes de mais, qualquer boa fralda deve ser extremamente absorvente para afastar a urina e as fezes da pele, enviando-as para o interior da fralda o mais rápido possível, de modo a minimizar o risco de irritação e assadura de fralda. Uma boa fralda também deve ser respirável; a pele do seu bebé será envolvida pela fralda durante quase 24 horas do dia, exceto na hora do banho e em situações de muda de fraldas.

Vamos passo a passo - como escolher o tamanho certo de fralda para um recém-nascido?

As pessoas que são pais pela primeira vez compram frequentemente muitas fraldas antes da chegada do seu novo membro da família, devido à pura excitação - o que é bastante compreensível. Mas as fraldas podem facilmente acabar por ser demasiado grandes ou demasiado pequenas. Portanto, recomendamos que compre apenas uma embalagem de fraldas antes da chegada do bebé ou, ainda melhor, tente encontrar amostras em tamanhos diferentes com base no peso esperado do bebé - mas tenha em mente que o tamanho e o peso esperados do seu bebé podem não ser os corretos quando o bebé nascer.

Se conseguir encontrar amostras, os diferentes tamanhos podem ser testados enquanto estiver no hospital e o pai, ou talvez os avós, podem comprar o tamanho certo das fraldas antes de o bebé chegar a casa. Normalmente, os recém-nascidos com cerca de 3-3,5 kg começam com fraldas n.º 2 (3-6 kg) e as recém-mamãs com bebés de termo geralmente são aconselhadas a escolher este tamanho. Fraldas n.º 0 e 1 destinam-se a bebés prematuros e gémeos, uma vez que estes números são adequados para um peso de 1-3 kg ou 2-4 kg.

Size Chart
 

Como se deve colocar uma fralda para minimizar a possibilidade de fugas?

Antes de colocar a fralda, certifique-se de que os protetores de fugas dentro da fralda estão na vertical. Por vezes é necessário endireitá-los antes de colocar a fralda. Além disso, certifique-se de que os elásticos das pernas estão puxados para fora à volta das pernas e do rabinho do seu filho. Dica extra: se o seu filho for um menino, certifique-se de que o pénis está voltado para baixo antes de fechar a fralda (isto também é válido para as cuecas!). Caso contrário, o bebé pode urinar para cima ou para os lados.

Coloque a fralda por baixo do bebé, dobre a frente sobre a base do estômago e feche. A fralda deve ser colocada ao nível da cintura e relativamente apertada - como regra geral, pode verificar se há espaço para um dedo ao redor da cintura quando a fralda está colocada.

Quando deve mudar para um tamanho maior?

Está a deparar-se com fugas, apesar de o tamanho da fralda ser o adequado de acordo com o peso do seu bebé? Uma das razões mais comuns para fugas é a fralda ser muito pequena. Conforme mencionado anteriormente, os bebés têm constituições diferentes e não há realmente um tamanho único; se se deparar com fugas recorrentes, mesmo que o tamanho da fralda seja o correto com base em tabelas e quilogramas, tente subir um tamanho, mas a fralda nunca deve ficar demasiado solta. Tal como com muitas outras coisas relativas à parentalidade, encontrar a fralda certa e o tamanho certo é uma questão de "ir experimentando".

E se a fralda vazar durante a noite?

Recomendamos sempre a utilização de fraldas, em vez de cuecas-fraldas, para o seu bebé ou criança à noite, pois estas podem ser ajustadas para proporcionar um ajuste mais apertado para uma proteção noturna ideal. No entanto, o seu filho também pode estar entre dois tamanhos, ou talvez o seu filho beba demais antes de dormir. Se o seu filho tem muita sede antes de ir para a cama, poderá ser melhor mudar a fralda durante a noite, já que cada fralda retém apenas uma certa quantidade de urina. Também poderá usar protetores de colchão, tais como os nossos protetores de colchão Bambo Nature. Os protetores de colchão descartáveis têm extremidades seladas para uma proteção ideal contra fugas e o material é respirável para minimizar o risco de irritação da pele. Também têm fita para que possa prendê-los facilmente à cama por baixo dos lençóis.

Os protetores de colchão também são excelentes para quando o seu filho chega à idade de treino de desfralde. Neste ponto, as cuecas-fraldas são uma excelente alternativa às fraldas tradicionais, uma vez que a criança pode puxá-las para cima ou para baixo, tal como a roupa interior normal, à medida que aprende a usar a sanita. As cuecas-fraldas não podem ser apertadas com cintura elástica tal como as fraldas tradicionais, por isso é importante encontrar um tamanho que proporcione um ajuste confortável e absorva o suficiente. Utilize o guia de tamanhos na embalagem ou tente tamanhos diferentes para encontrar o ajuste certo.

Os pais experientes sabem que é quase impossível evitar fugas a 100%. Poderá sempre passar por momentos "entre tamanhos", quando o seu filho está entre dois tamanhos, ou então simplesmente colocou mal a fralda. Mas se seguir estas sugestões, é muito provável que ocorram menos fugas.

Mother with her children blowing bubbles

As fraldas Bambo Nature são adequadas para peles sensíveis?

De uma forma geral, tudo o que coloca no corpo do seu bebé - especialmente fraldas, já que estão em contacto com a pele durante quase 24 horas por dia - deve ser o mais inócuo possível para a pele. As fraldas Bambo Nature são testadas dermatologicamente, certificadas pelo Nordic Swan Ecolabel e pelo Rótulo Ecológico da EU, sendo também recomendadas pela Asthma Allergy Nordic e não contêm perfume. A celulose - as fibras de madeira no núcleo absorvente - das nossas fraldas é TCF (Totally Chlorine Free - totalmente livre de cloro) e o material é proveniente de florestas certificadas FSC® (Forest Stewardship Council) sustentáveis e bem geridas, onde não são derrubadas mais árvores do que a floresta pode replicar.

Portanto, sim, as nossas fraldas são adequadas para peles sensíveis - assim como os nossos outros produtos, desde os toalhetes humedecidos aos produtos de cuidados com a pele.

As nossas sugestões:

  • Qualquer boa fralda deve ser extremamente absorvente para afastar a urina e as fezes da pele de forma rápida e respirável. Isto ajudará a evitar a irritação da pele.  As fraldas Bambo Nature incluem a mais recente tecnologia de canal que conduz a humidade para o núcleo superabsorvente muito rapidamente.
  • Tente encontrar amostras de tamanhos diferentes e experimente-as no seu bebé antes de comprar grandes quantidades de fraldas erradas.
  • Utilize tabelas de tamanhos e recomendações de quilogramas como guia - mas tenha em mente que todos os bebés têm constituições diferentes e não existem tamanhos únicos.
  • Coloque a fralda corretamente, certificando-se de que há um ajuste apertado à volta das pernas e da cintura.
  • Se se deparar com fugas recorrentes, apesar de o tamanho da fralda ser o adequado de acordo com as tabelas de peso e tamanho, experimente um tamanho maior, mas garanta sempre que a fralda não está demasiado solta.
  • Se se deparar com fugas repetidas durante a noite, o bebé poderá estar entre dois tamanhos ou beber demasiado antes de dormir. Tente mudar a fralda durante a noite, limitar a ingestão de líquidos antes de dormir ou usar protetores de colchão. Recomendamos a utilização de fraldas tradicionais durante a noite, dado que podem ser ajustadas e apertadas.
  • Quando as crianças atingem a idade de treino de desfralde, tente usar cuecas-fraldas em vez de fraldas tradicionais durante o dia. Estas são mais fáceis para a criança puxar para baixo ou para cima. Mesmo nessa altura, continuamos a recomendar a utilização de fraldas tradicionais durante a noite.
  • As fraldas devem ser o mais inócuas possível para a pele – procure produtos dermatologicamente testados, sem perfume e TCF (Totally Chlorine Free - totalmente livre de cloro), certificados de acordo com o Nordic Swan Ecolabel e com o Rótulo Ecológico da UE, bem como recomendados pela Asthma Allergy Nordic.