As nossas melhores dicas para encontrar uma fralda para bebé segura e sustentável

Recém pais
mai 28, 2020

Fraldas verdes. Fraldas amigas do ambiente. Fraldas sustentáveis. Existem muitos nomes. Mas como é que, como mãe ou pai, navega na selva das marcas de fraldas, todas elas reivindicando sustentabilidade e eco amizade?

Quer esteja a passear pelos corredores do supermercado, ou à procura de fraldas para bebé online, encontrará centenas de diferentes marcas de fraldas. Mas como escolher entre estas? E como encontrar a melhor solução para si e para o seu bebé? Não temos a resposta certa para essa pergunta, mas podemos fornecer-lhe algumas informações (esperançosamente úteis) para que se sinta bem equipado ao escolher a sua futura marca de fraldas.

O que é importante para si?

É importante saber que a sustentabilidade é muito mais do que a forma como os materiais são utilizados. Trata-se de todo o ciclo de vida de uma fralda para bebé - desde as matérias-primas e ingredientes até à embalagem, processos de produção, distribuição, utilização e eliminação. Não há duas marcas de fraldas iguais. Todas elas têm diferentes áreas de foco, destacam diferentes características do produto, e variam em "verde". Tem de decidir o que quer para o seu filho antes de escolher a fralda certa. O que é importante para si e para a sua família? Ser amigo do ambiente é de grande importância para si? Ou será a qualidade e o desempenho o que procura numa fralda para bebé? OU quer ambos? E quanto às finanças - quanto é que quer gastar em fraldas por mês? Porque, sejamos francos, vai usar muitas.

Há muitas coisas a considerar, e como pais, sabemos que para além do nosso interesse em manter o nosso bebé e a natureza seguros, também exigimos que as fraldas façam precisamente aquilo para que são inventadas - que elas desempenhem e mantenham o nosso bebé seco e confortável em todos os momentos. Felizmente, ser ecologia, conforto e alto desempenho, podem de facto, andar de mãos dadas.

Conheça os seus símbolos!

Uma das melhores e mais fáceis formas de verificar se uma marca de fraldas é sustentável é olhar para os seus certificados. Os certificados das organizações oficiais de certificação são provas sólidas e garantem a utilização segura e a ecologia dos produtos para bebés. Algumas das certificações mais conhecidas e importantes a conhecer e procurar são o rótulo ecológico Nordic Swan, o rótulo ecológico EU Ecolabel, Asthma-Allergy Nordic, o FSC® (Forest Stewardship Council) bem como o símbolo Dermatológico Testado.

Um exemplo de um símbolo que realmente gostaria de conhecer é o Rótulo Ecológico Nordic Swan. Talvez já o conheça, talvez já tenha ouvido falar dele, mas o símbolo garante que uma fralda contém matérias-primas renováveis e é livre de branqueadores ópticos, perfumes e loções. As exigências de produtos com o rótulo ecológico nórdico Nordic Swan são muito elevadas, estabelecendo padrões rigorosos para o ambiente, saúde e qualidade em todas as fases relevantes do ciclo de vida de um produto. Ser aprovado pelo rótulo ecológico Nordic Swan é um processo longo que requer uma grande quantidade de documentação. Por conseguinte, pode confiar nos produtos com este símbolo para serem seguros para a pele do seu bebé, bem como para a natureza. Ver todas as certificações da Bambo Nature.

Os nossos 3 principais conselhos sobre como garantir a segurança de uma fralda:

  1. De que é feita a fralda? As matérias primas naturais provêm de fontes sustentáveis?
  2. Como é que a fralda é produzida? (utilização de energia, manipulação de resíduos, utilização de produtos químicos, etc.)
  3. Que certificações foram obtidas com o produto e as instalações de produção?

Como usar fraldas de forma sustentável?

Embora os fabricantes de fraldas para bebé tenham uma enorme responsabilidade para consigo, para com o seu bebé, e para com o planeta em geral, há várias coisas que pode fazer para minimizar o seu impacto no ambiente. Ao ser sustentável na forma como utiliza e elimina as fraldas para bebé, já está a dar um passo importante no sentido de um consumo mais responsável.

As nossas 5 melhores dicas:

  1. Certifique-se de que o seu bebé está sempre seco para minimizar as irritações das fraldas, mas só mude o seu bebé as vezes que forem necessárias (= utilização de menos fraldas e menos desperdício)
  2. Verifique o indicador de humidade - isto dir-lhe-á quando é altura de mudar a fralda
  3. Certifique-se de escolher a fralda do tamanho certo para o seu filho (para evitar o uso excessivo de materiais e evitar fugas)
  4. Lembre-se de reciclar a embalagem - vai para o caixote do lixo para plástico reutilizável
  5. Eliminar as fraldas de acordo com as diretrizes locais (verifique com as autoridades locais para saber como os resíduos de fraldas devem ser eliminados no seu país).