Como as crianças começam a aprender através da brincadeira

Recém pais
out 15, 2019

O termo "brincadeira de criança" assinala algo que é quase demasiado fácil, juvenil, ou talvez nem sequer valha o seu tempo. Como crianças, nascemos todos para brincar - é uma característica humana universal que partilhamos entre países e culturas. É a forma como aprendemos a interpretar, interagir com, e aprender num mundo completamente novo. Independentemente dos brinquedos (se existirem) a que uma criança tem acesso, há tipos específicos de brincadeiras que parecem estar codificadas no nosso ADN. Aqui estão algumas das formas como o seu bebé aprende através da brincadeira, e como pode encorajá-los.

Cantar, fazer ruídos e música

Os primeiros sons que os bebés fazem são bastante indistinguíveis. Mas já estão a treinar as suas cordas vocais para se prepararem para falar a(s) língua(s) que ouvem à sua volta. E não são apenas os sons das vozes que são emocionantes para descodificar e imitar, são todos os ruídos à volta do seu bebé. Ruídos de animais, canções simples de bebés, música, palmas, bater palmas para fazer os seus próprios ruídos espantosos. Se notar que o seu bebé reage a certos sons, diga-lhes o que é. "Isto é um secador de cabelo" - "Isto é a cafeteira" - "Isto é um cão a ladrar". Todas estas atividades simples vão ajudar a construir o seu vocabulário e a compreender e fazer perguntas sobre a vida, o universo, e tudo.

Empilhamento, construção e desconstrução

Empilhar torres de coisas é outra atividade lúdica universal que se adapta convenientemente a qualquer lugar onde se esteja. Crianças pequenas e crianças em idade pré-escolar empilham almofadas, blocos de construção, livros, paus, pedras, caixas, panelas e frigideiras, animais de estimação azarados, discos de música do pai (embora os resultados dos dois últimos possam acabar em lágrimas), e qualquer outra coisa em que consigam deitar as mãos. É a primeira atividade fisicamente criativa do seu filho e a tentativa de combinar ou transformar coisas que ele possa encontrar, noutra coisa. O que acontece se fizer isto ou aquilo? Tudo é possível, até que a torre se despenhe. Mas não faz mal - porque depois pode fazer tudo de novo! Esta é uma época espantosa. O seu filho desenvolve capacidades motoras, capacidades de organização, capacidades analíticas e - sem o saber - capacidades científicas e de engenharia precoces.

Construir e desconstruir coisas para descobrir como funcionam é outra atividade clássica e criativa que desperta a curiosidade e estimula as suas capacidades motoras. As crianças vão adorar receber brinquedos nos seus aniversários, mas muitas vezes o papel e as caixas em que os brinquedos chegaram são muito mais interessantes. Entregue-lhes um rolo de fita adesiva e veja o que acontece. Quando as crianças constroem ou partem coisas para as voltar a juntar ou transformá-las em algo mais, é porque vêm uma necessidade, um problema, ou uma oportunidade que querem perseguir. Aprendem a planear (ou apenas mergulhar de cabeça primeiro), a satisfazer uma necessidade, a transformar uma oportunidade em algo tangível, ou a resolver um problema. Podem aprender a ordenar, contar, e cooperar e negociar ao construir com os amigos. Começa com uma ideia criativa, e quem se importa com os resultados no início - tudo isto é uma boa prática.

Interpretação

Por volta da idade pré-escolar, a maneira como o seu filho brinca com os outros evolui e ultrapassa constantemente as suas limitações. É nesta fase que se tornam conscientes do seu próprio papel em torno dos outros, interagindo, e construindo relações com outros adultos e crianças da sua própria idade. Mais ou menos ao mesmo tempo, a sua imaginação desenvolve-se à velocidade da luz, e a interpretação torna-se o seu primeiro "test drive" com capacidades sociais, empatia, partilha, e a educação. Estão a ensaiar para a vida real. Podem ser super-heróis, representar cenários quotidianos que imitam a vida real, brincar com bonecos e figuras de ação e começar a criar enredos mais complexos. Os factos e a ficção são permutáveis, e os amigos invisíveis são tão reais para eles como os que se podem ver. Vantagens de ter amigos invisíveis: São rápidos a assumir a culpa por qualquer confusão que tenhas feito, não comem muito, e podem guardar todos os teus segredos.

Esta é uma boa idade para os envolver nas suas atividades diárias, com tarefas, ferramentas e responsabilidades simples e adequadas à idade. Deixe-os misturar ingredientes para o jantar, pôr a mesa, puxar os alhos (que provavelmente vão querer apanhar, de qualquer forma), alimentar ou escovar o cão, separar porcas e parafusos na sua garagem, ou o que lhes interessar. E eles ficarão tão orgulhosos de dominar novas habilidades de adultos.

Por vezes esquecemo-nos de brincar à medida que envelhecemos e enfrentamos desafios da vida, responsabilidades, crises ou luto - e a brincadeira é reduzida a uma atividade sem valor e inútil. As crianças são a sua máquina do tempo, quando o mundo estava aos seus pés e tudo era possível. A criatividade não é apenas para as crianças - ajuda-nos a resolver problemas para o resto das nossas vidas, se a deixarmos. Por isso, brinquem como se ninguém estivesse a ver e desfrutem do passeio.