Ligação com o seu bebé

Recém pais
set 09, 2019

Como se conectar com o seu bebé recém-nascido? A pressa inicial do nascimento diminuiu, e a tua vida como pai começou. Pode ter lido tudo sobre as coisas práticas que precisa de fazer pelo seu bebé, mas agora é real! Esta pequenina pessoa é nova no mundo e depende de si para satisfazer todas as suas necessidades, tanto físicas como emocionais. Quer fazer o seu melhor, mas como é que sabe se o que está a fazer é suficientemente bom?

É fácil para os novos pais sentirem-se sobrecarregados nos primeiros dias ou semanas - sente-se como se devesse saber quem é esta nova pessoa, mas justamente quando pensa que descobriu os seus sinais, gritos ou horários, eles mudam, e então o que é que isso significa? As principais coisas em que precisa de pensar são: o seu bebé está a comer, a dormir e a fazer cocó algumas vezes por dia? Se sim, então a ordem ou consistência com que o fazem é menos importante nesta fase.

A melhor forma de se ligar ao seu bebé é estar presente, física e emocionalmente, sempre que o seu bebé estiver acordado. A visão de um recém-nascido é muito limitada, por isso, quando segura o seu bebé de perto e o olha nos seus olhos, eles sentir-se-ão seguros e reconhecidos. Esta ligação fará com que hormonas de "amor e felicidade" como a oxitocina sejam libertadas tanto em si como no seu bebé, e ajudará ambos a sentirem-se ligados.

Não precisa de planear muitas actividades nos primeiros meses. Quer esteja a levar um dia lento em casa, quer esteja fora de casa, tome tempo para "higienizar". Pode aconchegar-se, ler, cantar, ou ter o bebé numa cadeira de baloiço ao seu lado enquanto cozinha, toma banho, ou lava o carro. Diga-lhes o que está a fazer enquanto está a fazer coisas em casa. Só o som da voz dos pais baixa os níveis de hormonas de stress em bebés e crianças mais velhas. O seu bebé vai sentir-se seguro e protegido e, com o passar do tempo, vai ajudá-los a desenvolver o seu vocabulário para expressar os seus pensamentos e fazer perguntas sobre o seu mundo.

Vai querer tirar um milhão de fotografias e vídeos da sua pequena maravilha. Mas, para bem de ambos, considere quanto tempo passa com os seus dispositivos digitais durante estas primeiras semanas, meses e anos. O seu telefone ficará desactualizado e deixará de funcionar por muito ou pouco que o utilize - não precisa da sua atenção para sobreviver e prosperar. Terá apenas uma oportunidade de ser pai deste pequeno e incrível bebé. Talvez o seu tempo a guardar memórias e emoções no SEU disco rígido interno seja tempo bem passado.