Que haja caos - e brincadeira!

Recém pais
nov 07, 2019

Se alguma vez se encontrar numa situação em que tenha de lavar a roupa lamacenta do seu filho, salvar os restos tristes de uma cortina rasgada, salvar uma princesa (ou seja, o seu pobre gato com fita adesiva) de um castelo de cartão, ou pintar sobre o marcador mágico do seu filho "arte da parede", pode ser preciso respirar fundo (ou algo mais forte) para soltar a sua frustração. Aqui está uma coisinha para o ajudar a ver as "experiências" do seu filho sob uma luz mais positiva.

Brincar na lama

Alguma vez já se perguntou porque é que os banhos de lama e as máscaras de lama têm um efeito tão calmante sobre nós, adultos? A bactéria Mycobacterium Vaccae, que ocorre naturalmente na sujidade, impulsiona o seu sistema imunitário e aumenta os níveis de serotonina. Assim, quer esteja a jardinar ou sentado numa banheira de lama, ou o seu filho esteja a brincar em poças, ajuda fisicamente ambos a sentirem-se felizes e mais relaxados. Além disso, a exposição precoce a uma grande variedade de bactérias e germes está ligada a um menor risco de alergias e asma.

A raça humana tem algumas centenas de milhares de anos de idade. O tempo que vivemos em casas é muito curto em comparação com os nossos milénios passados na natureza, na sujidade e nas cavernas. O tempo que temos vivido em casas LIMPAS é ainda mais curto! Contudo, os nossos cérebros ainda funcionam de forma muito semelhante aos dos nossos antigos antepassados. Por isso, talvez sejamos instintivamente atraídos para os elementos básicos da natureza. Seja como for, deixe o seu filho fazer bolos de lama e beijar o cão - eles vão ficar bem. E talvez até se divirtam a lavar as suas roupas na banheira mais tarde e poupem-lhe o trabalho.

Paus e pedras

Qualquer pessoa que já tenha ido dar um passeio na natureza com um pré-escolar voltou com sacos e bolsos cheios de conchas, paus, pedras, folhas, e - se tiver sorte - caracóis e insetos. Pode não parecer uma atividade valiosa ou esteticamente agradável. Mas quando o seu filho mostra interesse por coisas simples como estas, é porque estimula a sua imaginação e todos os seus sentidos, e ajuda-o a construir um vocabulário para cores, formas, tamanhos, cheiros, sons, e o mundo à sua volta em geral. Podem aprender a contar os seus tesouros, organizá-los e ordená-los em categorias, ou ser criativos e transformá-los em algo completamente diferente. As crianças também podem trocar e aprender o valor de partilhar as suas coleções com os amigos. Se lhe oferecerem uma das suas descobertas, é um presente precioso uma forma de expressarem o seu amor por si. Por isso, mesmo que um homem de pau não se encaixe necessariamente no resto da sua decoração interior, o seu filho sentir-se-á amado e valorizado se lhes mostrar que partilha o seu entusiasmo. Pode criar uma estante, moldura ou parede para as suas invenções e criações e retirar coisas mais antigas à medida que as novas vão subindo.

Brincadeira “destrutiva”

Quando o seu filho cortou as pernas das suas calças favoritas para fazer um túnel de agilidade para o seu coelho de estimação ou "emprestou" as suas camisas ou toalhas para fazer uma tenda, não é necessariamente porque querem comportar-se mal ou agir contra si. As crianças são criativas e curiosas por natureza e podem facilmente deixar-se levar quando vêm algo que as inspira a inventar coisas novas ou a tornar as coisas bonitas.

Outra forma de jogo "destrutivo" consiste em construir ou empilhar coisas, apenas para as derrubar (com imensa satisfação) e recomeçar. Ou em ordem inversa – partir o seu leitor de DVD porque querem ver como ele é por dentro. Veja-o como a primeira lição de ciência, engenharia e física do seu filho numa só - teste prático de causa e efeito e leis da natureza. Ajuda o seu filho a descobrir como as coisas funcionam, o que não funciona, e depois tenta descobrir como melhorá-lo.

Descubra que materiais inspiram mais o seu filho e faça uma caixa ou espaço seguro com coisas que ele sabe que pode “reinventar". Nem tudo será bonito, mas isso não é importante. Apenas acredite no processo. Estas experiências criativas vão ajudá-los a confiar na sua capacidade de levar a cabo as suas ideias no mundo "real", à medida que crescem.

Brincadeiras de bons contra maus

Não se assuste se o seu filho agir como uma pequena ferramenta enquanto brinca com os amigos. Brincar ao mau da fita ou “à menina” com amigos é a forma do seu filho testar normas sociais e culturais, ações e reações, e a sua própria identidade e lugar no mundo, num ambiente sem consequências. É apenas "brincar a fingir" para que não haja repercussões ou castigos entre amigos. É apenas parte do seu "código". Assim que a peça termina, voltam ao normal.

Por isso, abracem o caos. Por vezes, são os nossos filhos que parecem ter tudo resolvido com a sua lógica infalível, e nós, os adultos, acabamos de nos esquecer do que se trata. Talvez redescubram a magia do vosso mundo quando a virem através dos olhos da vossa criança estranha, engraçada e enlameada.