Relaxe, está no bom caminho!

Futuros papás
fev 06, 2020

Provavelmente já leu (e/ou foi informada) sobre tudo o que precisa de fazer para garantir que a sua gravidez corre bem e o que deve fazer para que o parto seja um passeio no parque e o bebé perfeito.

Não fumar, não beber álcool, cortar no açúcar, consumir produtos sem glúten e sem químicos, descansar, mas não durma em excesso, fazer exercícios, mas sem exagerar, comer suplementos, mas não como substitutos dos alimentos orgânicos, relaxar, mas não ficar preguiçosa, aceitar o aumento de peso, mas tentar não ganhar muito - a lista é infinita!

É impossível seguir todas as diretrizes ou restrições, não importa o quão boas sejam as suas intenções. Haverá dias em que a sua náusea ou desejo vão obrigar a comer nada além de pãezinhos de canela da IKEA ou arenque em conserva com Nutella. Vão existir dias em que o seu corpo só irá querer sofá porque tudo está desconfortável ou porque o bebé está inquieto, exatamente naquele momento em que tinha planeado uma corridinha ou uma aula de ginástica.

Uma das coisas que se aprende com a gravidez, é a entrar em sincronia com o corpo. A maioria dos sinais é tão forte que é impossível ignorar! O corpo está a ser reconstruído ENQUANTO constrói outro – Não há problema em ceder um pouco, se isso for importante para manter a moral elevada.

  • Siga os seus desejos – o seu bebé vai fica bem! Embora, se quer APENAS fast food ou se começa a desejar giz ou plantas caseiras, converse com o seu médico para verificar se não está com falta de vitaminas ou minerais vitais.
  • Durante a gravidez, os seus tendões amolecem e relaxam, as suas proporções e o seu equilíbrio mudam, o que pode torná-la mais sujeita a lesões. Se não consegue fazer exercício como costumava fazer, esteja aberta a explorar algo novo. Não há problema em desacelerar. Ande em vez de correr. Experimente ioga pré-natal em vez da sua aula de ginástica habitual. Alterne entre a piscina e alguns exercícios em vez de nadar os seus quilômetros habituais.
  • Durma quando precisar. Os primeiros três meses são tipicamente o período em que se luta contra a exaustão.
  • Aceite não fazer limpezas a toda a hora se o seu médico deu instruções para descansar.
  • As dores são normais - mas as dores devem ser levadas a sério. Não há problema em desacelerar.