Como lidar com o chichi na cama do seu filho

Pais experientes
ago 27, 2020

25% de todas as crianças em todo o mundo fazem chichi na cama. É uma parte normal do crescimento, mas pode ser um momento desafiante tanto para si como para o seu filho. Obtenha os nossos melhores conselhos sobre como lidar com a humidade na cama, bem como algumas dicas e truques para apoiar o seu filho durante esta fase.

Para muitas crianças, fazer chichi na cama está associado à vergonha e a uma sensação de estar diferente e sozinho no mundo. A situação pode levar a uma baixa auto estima, e em casos graves, a falta de tratamento e apoio pode ter consequências para o desenvolvimento psicológico e social da criança.

Se fazer chichi na cama faz parte da sua vida familiar, o melhor que pode fazer é continuar a apoiar o seu filho e permanecer positivo. Seja paciente e compreensivo, e tente não dramatizar em demasia o problema. Por vezes não podemos controlar a forma como reagimos, mas ficar zangado com o seu filho ou castigá-los por molharem a cama não é solução. Isto só irá agravar o problema e colocar ainda mais pressão sobre o seu filho para se manter seco.

Se estiver frustrado com o problema, imagine como o seu filho deve estar a sentir-se? Ajude o seu filho falando livremente sobre o problema, deixe-o saber que o ama e o apoia, e que ultrapassará esta fase em conjunto. É importante que o seu filho saiba que não está sozinho nisto, e que não molhou a cama de propósito. Isto irá ajudar o seu filho a sentir-se menos stressado e preocupado.

Fale com o seu filho

Fale com o seu filho sobre as razões por detrás de fazer chichi na cama. Explique que também acontece com outras crianças, e diga-lhe que vai melhorar, mas que a situação está fora do seu controlo neste momento. Tente encontrar alguns livros ou animações infantis online que expliquem a situação. Estes podem ajudar o seu filho a compreender o que se passa no seu corpo e a sentir-se menos só com o problema.

A dieta do seu filho é importante

As causas de fazer chichi na cama podem, por vezes, estar relacionadas com a dieta do seu filho. A obstipação é uma causa comum de problemas na bexiga. Se o seu filho tiver prisão de ventre, a pressão sobre a bexiga aumenta, o que pode levar a fazer chichi na cama, ou mesmo a problemas de controlo da micção durante o dia. Se notar que o seu filho não está a ter movimentos intestinais diários, ou mostra sinais de estar com prisão de ventre, tente aumentar a sua ingestão de líquidos e fibras. Sumo de maçã, frutas, legumes e cereais integrais são todas boas opções para ajudar a aliviar a obstipação e a pôr o sistema a funcionar novamente.

Quando reagir?

  • se notar um odor forte e contínuo na urina do seu filho
  • se o seu filho tiver dores ou se queixar de uma sensação de ardor ao urinar
  • se o seu filho começar a ter perdas de urina durante o dia
  • se o seu filho urina com mais frequência do que o habitual durante o dia e a noite
  • se o seu filho de repente começar a ter prisão de ventre ou não conseguir controlar o seu movimento intestinal
  • se suspeitar que o seu filho contraiu uma ITU
  • se o seu filho estiver frustrado ou triste
  • se estiver em dúvida sobre como lidar com a situação
  • se tiver dúvidas sobre se o seu filho necessita ou não de tratamento
  • se está preocupado, e pensa que há algo fora do comum

Em caso de dúvida, consulte sempre o seu médico de família.

Dormir, dormir e dormir mais

Se o seu filho não dormir o suficiente, pode ficar irritado, ter problemas de concentração, experimentar mudanças de humor, e estar menos ansioso por aprender coisas novas. Dormir é muito importante para todos os seres humanos. Permite-nos recarregar as nossas baterias e estar prontos para o novo dia que está para vir. Um sono demasiado pequeno pode ser stressante para o seu filho e normalmente conduzirá a mais acidentes noturnos. Por conseguinte, é muito importante ajudar o seu filho a obter as melhores condições para uma boa noite de sono.

Boas rotinas na hora de dormir

Para estabelecer boas rotinas para dormir pode ajudar o seu filho a relaxar antes de adormecer. Aqui estão algumas boas dicas para as suas rotinas de dormir:

  • Um banho relaxante: Um bom banho quente após um dia ocupado pode ajudar o seu filho a sentir-se calmo, relaxado, e pronto para uma boa noite de sono.
  • Evite demasiados líquidos: Certifique-se sempre de que a sua criança está hidratada e que as suas necessidades de fluidos são cobertas durante o dia. Encoraje o seu filho a beber 1 ou 2 copos de água extra de manhã ou à hora do almoço. À noite, o seu filho só deve beber para saciar a sede. Tente não dar ao seu filho nada para beber 1-2 horas antes da hora de dormir.
  • Fazer as necessidades antes de dormir: Certifique-se de que o seu filho vai à casa de banho antes de se deitar para ter a bexiga vazia. Faça disto uma questão de rotina - para o seu filho e para a bexiga do seu filho. Com o tempo, isto ajudará a evitar que o seu filho faça chichi na cama.
  • Seja aberto e positivo: Fale com o seu filho sobre as experiências de hoje de uma forma positiva com risos e sorrisos, para que o seu filho vá dormir sentindo-se seguro e feliz.
  • Uma história para adormecer: Leia um livro juntos ou conte uma história ao seu filho antes de dormir. Isto irá ajudá-lo a criar uma ligação ainda mais forte entre si e o seu filho.
  • Contacto físico: Uma massagem, um longo abraço, ou apenas uma simples presença antiga pode fazer o seu filho sentir-se calmo, seguro e relaxado antes de adormecer.
  • Esteja preparado: Coloque sempre um par extra de calças e pijamas no quarto do seu filho para estar preparado para um acidente noturno.

Tente usar fraldas para noite

Dê ao seu filho uma noite de sono seca, segura e confortável, usando fraldas para noite especialmente concebidas para crianças que fazem chichi na cama. O uso de fraldas de noite pode tirar algum do stress e ansiedade em torno de fazer chichi na cama. Ao introduzir as fraldas de noite ao seu filho, certifique-se de usar ativamente a palavra "fraldas de noite" em vez da palavra "fralda". Especialmente as crianças mais velhas ligarão as fraldas a algo que só as crianças mais pequenas usam. 

Quer saber mais sobre perdas de urina na cama - veja o nosso blogue sobre verdadeiro ou falso sobre perdas de urina na cama ou veja estes vídeos úteis juntamente com o seu filho:

O que é a perda de urina na cama e quanto é comum

Vídeo animado sobre perda de urina para crianças mais velhas

Vídeo animado sobre perda de urina para crianças mais novas