Cuidados da pele: o que procurar e ter em atenção

Novos pais
fev 19, 2021

Como pai ou mãe recente, pode ser difícil descobrir quais os produtos de cuidados de pele bons, maus, certos ou errados para o seu bebé. Como pais, sabemos em primeira mão a importância de cuidar bem da pele do bebé para evitar potenciais problemas, como alergias ou assaduras da pele. Continue a ler para conhecer os nossos conselhos sobre o que procurar – e ter cuidado – ao comprar produtos de pele para o seu filho.

Ao procurar produtos de pele para o seu filho, é importante procurar produtos suaves concebidos especificamente para a pele sensível do bebé. A pele do bebé não é igual à pele do adulto, uma vez que o nível de pH é diferente. No caso de um recém-nascido, a pele é mais fina, um pouco mais vulnerável a infeções e precisa de mais hidratação. Por isso, é importante saber cuidar da pele do bebé e conhecer os produtos que podem ajudar a fazê-lo.

Experimente dar ao seu filho um início de vida natural, escolhendo produtos de pele orgânicos certificados feitos a partir de ingredientes naturais e o menor número possível de ingredientes. Regra geral, dê uma vista de olhos à lista de ingredientes para saber o que contém o produto. Quanto mais acima um ingrediente se encontrar na lista, maior será o seu teor no produto, e uma lista de ingredientes longa não significa um melhor produto, antes pelo contrário. Procure sempre produtos naturais que sejam inócuos para a pele, sem perfume e cor, uma vez que estes ingredientes podem causar irritação ou alergias cutâneas e uma vez que não são necessários para que o produto atue.

Tenha atenção às certificações

Algumas marcas comercializam os seus produtos como recomendados para bebé, mas podem conter perfume ou outros ingredientes nocivos. Por isso, um dos melhores e mais simples indicadores a procurar na compra de produtos de pele para o bebé são os ingredientes, bem como as certificações do produto. Todos os ingredientes podem potencialmente causar uma reação alérgica ou irritação cutânea, mas se comprar produtos de pele certificados por organizações oficiais de certificação, pode ter a certeza de que a organização por detrás do logótipo fez uma avaliação crítica dos ingredientes e do produto. Apenas alguns ingredientes podem ser aprovados por organizações como a Asthma Allergy Nordic, a Nordic Swan Ecolabel e a ECOCERT Cosmos. Por exemplo, um produto não pode ser aprovado pela Asma Allergy Nordic se contiver perfumes e corantes.

Vejamos com mais detalhe algumas das importantes certificações oficiais a procurar na compra de produtos seguros para a pele do bebé.

Asthma Allergy Nordic

O rótulo Asthma Allergy Nordic é um dos mais importantes a procurar em produtos para bebés. A organização oferece certificação para produtos que representam um mínimo risco de causar alergias à pele. Os produtos certificados de acordo com a Asthma Allergy Nordic não contêm perfume e todos os ingredientes são cuidadosamente examinados por um especialista. Este símbolo facilita a vida de quem tem alergias à pele, asma ou outros problemas respiratórios, permitindo encontrar produtos que tornam melhor o seu dia a dia. Este rótulo garante que:

  • O produto representa um risco mínimo de causar alergias à pele
  • O produto não contém perfume

ECOCERT Cosmos

ECOCERT Cosmos é uma norma global para cosméticos orgânicos certificados. O rótulo garante que pelo menos 95% dos ingredientes do produto são naturais, que todo o processo de produção é controlado e que a embalagem é constituída por materiais biodegradáveis ou reutilizáveis. A certificação orgânica ECOCERT cosmos num produto garante:

  • Que pelo menos 10% do total de ingredientes são orgânicos
  • Que o produto foi produzido através de processos de fabrico ecológicos e seguros para a saúde humana
  • utilização responsável dos recursos naturais
  • que o produto não contém ingredientes petroquímicos como parabenos, perfumes e corantes (com exceção dos conservantes autorizados)
  • que o produto não inclui ingredientes OGM

The Nordic Swan Ecolabel

The Nordic Swan Ecolabel é outro rótulo importante a ter em conta. The Nordic Swan Ecolabel é um rótulo ambiental escandinavo oficial. Os produtos com o rótulo The Nordic Swan Ecolabel satisfazem requisitos ambientais rigorosos no que diz respeito à produção, utilização, documentação e segurança de matérias-primas. O logótipo The Nordic Swan Ecolabel garante que:

  • nenhum dos ingredientes consta da lista da UE de substâncias suspeitas de serem desreguladores endócrinos
  • o produto não contém microplásticos
  • o produto não contém perfumes (específico para produtos para bebés)
  • o produto não contém substâncias classificadas como cancerígenas, mutagénicas, nocivas à reprodução ou alergénicas
  • os produtos são ecológicos e têm um impacto mínimo no ambiente

Dermatologicamente testado

Um teste dermatológico é um teste de pele feito para ver como um produto afeta a pele. Na Bambo Nature, levamos muito a sério o nosso teste dermatológico, e o nosso símbolo "Dermatologicamente testado" garante que os nossos produtos foram testados contra potenciais irritações cutâneas por um laboratório externo independente. O teste é feito em pelo menos 50 pessoas com diferentes tipos de pele. Uma amostra de cada produto é colocada numa pequena área da pele durante 48 horas e depois a pele é observada. O teste é feito sob observação de um dermatologista e demonstra que os nossos produtos são testados, seguros para o seu bebé e cumprem os nossos padrões de alta qualidade.

Que ingredientes procurar para cuidar do bebé e porquê?

Anteriormente, listámos algumas das coisas que deve procurar na compra de cuidados de pele para o seu bebé, mas quais os ingredientes que é melhor evitar? A menos que seja especialista em cuidados com a pele, é difícil saber que ingredientes são bons e maus.

SLS e SLES (sulfatos)

SLS e SLES são dois tipos de sulfatos que são frequentemente adicionados como um detergente de limpeza no champô, uma vez que ajudam a enxaguar o cabelo. No entanto, uma das desvantagens deste tipo de sulfatos é que eles podem secar a pele do bebé, podem ser irritantes da pele e causar prurido. SLS e SLES são também os ingredientes que criam a espuma e as bolhas. As crianças pensam que espuma e bolhas são divertidas, e nós, como pais, podemos sentir que o nosso filho está mais limpo, quando o lavamos com um champô que faz espuma. No entanto, uma grande quantidade de espuma e bolhas não deixará o seu filho mais limpo do que a existência de menos bolhas. Além disso, os sulfatos também podem causar ardor nos olhos. Quem nunca tentou convencer os filhos de que tinham de lavar o cabelo? Esta é mais uma vantagem de usar apenas produtos sem sulfatos como o Gel de corpo e cabelo Bambo Nature. Optámos por não usar SLS e SLES, o que significa que o nosso champô não causa ardor nos olhos.

Perfume, fragrâncias e corantes

Ingredientes importantes a evitar nos produtos de cuidados com bebés são perfumes, fragrâncias e corantes. O perfume, natural ou sinteticamente extraído, é um elemento desnecessário ao produto, que aumenta o risco de uma reação alérgica. O mesmo se aplica aos corantes. O perfume e a cor não têm qualquer utilidade para o efeito do produto na pele e produtos de pele para crianças que contêm perfume nunca podem ser aprovados por organizações como a Asthma Allergy Nordic ou a Nordic Swan Ecolabel. Na Bambo Nature, orgulhamo-nos de ter a nossa gama de cuidados de pele certificada com estes dois rótulos, e a nossa promessa é usar exclusivamente ingredientes necessários para o produto atuar. Tudo o resto é deixado de fora! Pessoalmente. acreditamos que não há nada melhor do que o cheiro do bebé, por isso o perfume é dispensável.

Sugestão: ao comprar produtos para pele, procure produtos que indiquem "sem perfume" ou "sem fragrância".

Conservantes: bons ou maus?

As pessoas pensam muitas vezes que todos os conservantes são maus, mas trata-se de um erro comum. Sim, muitos conservantes são nocivos e nunca devem ser usados em produtos para crianças. No entanto, alguns conservantes são necessários. Porquê? Alguns conservantes garantem a qualidade do produto e asseguram que o produto pode ser aberto e reaberto várias vezes sem perder o seu efeito. Também impedem bactérias e fungos de entrar no produto quando o utiliza. Existem poucos conservantes que podem ser aprovados pela Nordic Swan Ecolabel, Asthma Allergy Nordic e ECOCERT Cosmos, pelo que, se escolher produtos com estas certificações, pode ter a certeza de que só contêm conservantes absolutamente necessários e não prejudiciais à saúde do seu filho nem à natureza.

Na Bambo Nature, orgulhamo-nos de ter a nossa gama de cuidados com a pele certificada com vários rótulos ecológicos e inócuos para a pele. Utilizamos apenas ingredientes necessários para o produto atuar. Tudo o resto é deixado de fora! Saiba mais sobre os nossos ingredientes ou certificações. 

Publicações relacionadas com o blogue