O que é uma assadura de fralda e como pode tratá-la?

Todos os pais
fev 19, 2021

Como pais, tentamos fazer o nosso melhor para evitar que o rabinho do bebé fique vermelho, mas às vezes a assadura de fralda acaba por voltar. Escusa de preocupar-se. A assadura de fralda pode ser desagradável e dolorosa para o seu bebé, mas é comum, e com algumas sugestões e truques para se livrar deste problema, é mais fácil do que pode pensar.

O que é uma assadura de fralda?

Para ser capaz de tratar ou prevenir totalmente a assadura de fralda, é essencial saber o que a causa. A assadura de fralda é muitas vezes vista como uma irritação na área das fraldas. É causada por uma combinação de calor, fricção e contacto com humidade (urina e fezes). Estes quatro fatores contribuem para irritar a pele delicada do bebé e a camada protetora da pele pode ficar desequilibrada, vermelha e gretada.

A assadura de fralda pode variar em tamanho, forma e gravidade, e muitos fatores diferentes desempenham um papel na forma como o bebé será afetado por este tipo de erupção cutânea, como a pele do seu bebé, os alimentos que come, o tipo de fralda que usa, a frequência com que muda a fralda e, especialmente, os produtos de pele que utiliza.

Qual é o aspeto de uma assadura de fralda?

Quando a pele do seu bebé fica vermelha, é um sinal de que algo está errado, mas qual o verdadeiro aspeto de uma assadura de fralda? Uma assadura de fralda aparece frequentemente em áreas irritadas, vermelhas, lisas ou alterações na pele do seu bebé com uma superfície lisa e "brilhante". Em casos mais graves, a pele pode começar a pingar ou a criar feridas com bolhas. Felizmente, há várias coisas que pode fazer para tratar a assadura de fralda do seu bebé, tais como ter atenção ao problema do bebé e usar as fraldas, produtos de pele e rotinas de tratamento certos.

Como ocorre uma assadura de fralda?

A assadura de fralda pode desenvolver-se muito rapidamente, especialmente se a pele do bebé estiver em contacto com urina e fezes durante demasiado tempo. Mas também pode acontecer se a pele ficar demasiado quente, as fraldas que usa não forem respiráveis ou o material irritar a pele.

A assadura de fralda é mais comum em bebés do que em crianças, uma vez que o sistema imunitário do bebé ainda não está totalmente desenvolvido e a pele ainda é jovem e frágil. Deste modo, quanto mais novo o bebé for, maior o risco de assadura de fralda ou irritações cutâneas.

Conheça a pele do seu bebé

Durante as primeiras semanas após o nascimento do bebé, passa muito tempo a conhecer este pequeno estranho, e aconselhamos-lhe a conhecer também a pele do seu bebé. Todas as crianças são diferentes, e a pele delas também. Alguns bebés têm pele sedosa e macia desde o nascimento, alguns têm pele sensível, enquanto outros podem ter pele seca ou mesmo eczema.

O estado da pele do seu bebé tem muito a ver com a genética, mas os produtos que usa para o mesmo também são de grande importância. A pele dos bebés reage de forma diferente às fraldas, ao calor, ao contacto com a urina/fezes e até aos produtos de pele, e a propensão do bebé para assadura de fralda também varia.

Se a pele do bebé ficar subitamente vermelha ou irritada na área das fraldas, é provável que seja assadura de fralda. O seu bebé sofre de diarreia? Ou já passou demasiado tempo entre as mudanças de fraldas? Acredite que acontece a todos. Escolheu a fralda do tamanho certo, ou é muito pequena para absorver toda a urina? A fralda não está bem colocada? Talvez esteja muito apertada e irrite a pele do seu bebé? Ou talvez não seja uma assadura de fralda, mas um tipo diferente de problema de pele, como eczema, candidíase ou brotoeja. Se estiver preocupado ou com dúvidas sobre o tipo de erupção cutânea que o seu bebé tem, ou se a área vermelha estiver com bolhas, ou a sangrar, deve sempre consultar o seu médico.

Como tratar a assadura de fralda

Se o seu bebé está com assadura de fralda, siga estes passos:

Primeiro
Tente identificar a causa da assadura. Pode experimentar o método de exclusão:

  1. Tente mudar a fralda com mais frequência. 
  2. Experimente uma fralda de tamanho diferente.
  3. Experimente outra fralda se as que usa não forem respiráveis. 
  4. Tente desapertar a fralda para se certificar de que não está muito apertada.

Segundo
Certifique-se de que tem muito cuidado ao lavar e limpar a área vermelha. Obtenha mais informações na rotina de cuidados com a pele, abaixo.

Terceiro
Tente deixar o seu bebé sem fraldas durante apenas 10-15 minutos, algumas vezes por dia, para deixar a pele respirar. Nada é mais curativo para um rabinho vermelho do que o ar fresco.

Quarto
Certifique-se de que utiliza produtos suaves e seguros para a pele desenvolvidos para criar uma barreira na pele que ajudará à renovação da mesma.

Rotinas de cuidados da pele para bebés

Boas rotinas de cuidados de pele são importantes para garantir uma pele saudável do bebé, mas o que é importante saber e como fazê-lo?

Limpe a pele

Se a pele do seu bebé estiver vermelha ou ferida por erupções cutâneas, a pele necessita das melhores condições possíveis para sarar. Primeiro, limpe a área de uma forma muito suave. Use uma toalha de algodão macia ou toalhetes suaves para bebés, tais como os Toalhetes húmidos Bambo Nature que podem ser usados diariamente e são perfeitos para uma limpeza suave. Seque a pele ou deixe secar ao ar. Não esfregue. Isto deixará intacta a camada protetora da pele.

Hidratar e proteger

Quando o rabinho do bebé estiver limpo e seco, aplique um creme de barreira protetor ou um creme de erupção cutânea, como o Creme suavizante Bambo Nature, para proteger a pele contra urina e fezes. Aplique apenas uma camada fina para garantir que a pele possa respirar. Deixe o produto secar um pouco antes de colocar uma fralda nova.
Um creme de barreira protetor é essencial para o tratamento da assadura de fralda, uma vez que:

  • Repara a camada protetora da pele do bebé.
  • Deixa a pele mais hidratada.
  • Reduz a evaporação da água através da pele, fazendo com que a pele não seque.
  • Deixa uma camada protetora na pele para que a pele fique melhor protegida contra urina e fezes.

Além de utilizar os produtos e rotinas de cuidados com a pele certos, também é muito importante mudar frequentemente a fralda do seu bebé. A pele molhada ou húmida é mais sensível à fricção e à irritação. Por isso, mude a fralda assim que estiver muito molhada ou imediatamente após o bebé fazer cocó. Utilize uma fralda com um indicador de humidade: a linha no exterior da fralda. Mudará de cor quando o seu bebé urinar e irá mostrar-lhe quando é a hora de mudar a fralda. Mude a fralda com mais frequência do que o habitual, se o seu bebé tiver assadura de fralda.

Escolha a fralda e o tratamento de pele corretos

A partir do momento em que o bebé nasce, pomos uma fralda para o proteger, e nos anos seguintes, ele vai usar fraldas quase 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mais uma razão para prestar mais atenção à escolha de uma boa fralda. Uma boa fralda para bebé é feita de materiais macios e respiráveis que são seguros para a pele do seu bebé. Ao escolher uma fralda respirável e inócua para a pele, garante uma boa temperatura entre a pele do bebé e a fralda, para que a pele transpire o mínimo possível. Também é importante que a fralda absorva urina e humidade das fezes rapidamente para que a pele do seu bebé permaneça seca mesmo após múltiplas micções. A pele seca na área das fraldas é a chave para prevenir a assadura de fralda.

Além de escolher uma boa fralda, também é muito importante encontrar os produtos de cuidados com a pele certos para ajudar a manter a pele do seu bebé saudável. Ao comprar produtos de cuidados de pele, escolha produtos naturais, seguros e suaves, sem perfume e corantes, concebidos para a pele sensível do bebé. Saiba mais sobre como escolher cuidados de pele seguros e naturais nesta publicação do blogue.

A assadura de fralda pode ser prevenida?

Se o seu bebé sofreu uma assadura de fralda, sabe em primeira mão o quão doloroso pode ser para o seu bebé, por isso, é claro que quer fazer tudo o que puder para evitar que se repita. A prevenção é, de facto, fundamental no uso de fraldas, uma vez que prevenir uma assadura de fralda é muito mais fácil do que ter um bebé infeliz e um rabinho em ferida.

Mesmo que a pele do seu bebé seja menos propensa a assadura de fralda do que outros bebés (sorte a sua!), a possibilidade existe. Mesmo quando pensa que tomou todas as precauções e que fez tudo bem. Talvez os dentes do bebé estejam a crescer (para alguns é quase uma garantia de rabinho vermelho) ou o seu bebé tenha comido certos tipos de alimentos ácidos, como tomate ou tangerina. Quanto mais depressa descobrir a erupção cutânea, mais depressa pode fazer alguma coisa antes que se desenvolva.

Não podemos prometer-lhe que o seu bebé nunca mais voltará a ter assadura de fralda, mas talvez estas sugestões possam ajudar a prevenir futuras erupções cutâneas ou pelo menos mantê-las a um nível mínimo.

As nossas 7 melhores sugestões contra a assadura de fralda:

  1. Mude a fralda se estiver molhada ou suja.
  2. Limpe suavemente a pele do bebé. Utilize uma toalha macia ou toalhetes para pele sensível. Se utilizar sabão, escolha um tipo suave e inócuo para a pele, com o valor de pH certo, e sem perfume e cor.
  3. Dê palmadinhas suaves para secar a pele ou deixe a pele secar ao ar.
  4. Use fraldas macias, inócuas para a pele e respiráveis.
  5. Certifique-se de que escolheu a fralda de tamanho certo e de que está bem colocada. Nem demasiado apertada nem muito solta.
  6. Tire a fralda algumas vezes ao dia e deixe o rabinho do bebé secar ao ar. Esta é uma forma natural e suave de secar a pele do bebé. Para evitar acidentes, coloque o bebé sobre uma toalha macia, um tapete de mudança de fralda ou tapete de cama absorvente e descartável.
  7. Use sempre o bom senso no que diz respeito à saúde do seu bebé. Não podemos ver o seu bebé, por isso, em caso de dúvidas, ou se a pele do bebé estiver com ferimentos, hemorragias ou bolhas, consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde.

Publicações relacionadas com o blogue